DENGUE: ALTO RISCO

A Secretaria Municipal de Saúde vem alertar os munícipes de Ventania e do distrito do Novo Barro Preto, sobre a situação em nosso município referente aos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, que ambos são transmissores de doenças, dentre elas a “Dengue”.

Recentemente neste mês de Março de 2024 foi realizado o LIRAa que consiste em realizar um levantamento de índice de infestação do mosquito em nosso município, que é realizado a cada 02 meses. Infelizmente nosso índice deu “RISCO ALTO” para uma epidemia de Dengue. Cerca de 95% dos focos encontrados foram em residências, em caixas de água ou outros recipientes usados para coletar água da chuva e também em recipientes que poderiam ser descartados no lixo comum ou reciclável. Tire pelo menos 10 minutos toda semana para verificar se em sua casa não existem possíveis criadouros, como por exemplo, brinquedos espalhados no quintal, pneus, calhas, entulhos entre outros depósitos que podem ser descartados. Neste ano em específico estamos com condições favoráveis (chuva e sol, às vezes no mesmo dia) para a proliferação do mosquito, lembrando que o ciclo do mosquito é muito rápido cerca de até uma semana ou menos depois de a fêmea colocar seus ovos nas bordas dos criadouros.

Por isso pedimos encarecidamente aos nossos munícipes a colaboração, incentivamos a todos tirar um tempinho toda semana para eliminar os criadouros não espere o Agente de Combate as Endemias ir até sua residência para fazer a orientação. Tome uma atitude já, pois essa é uma responsabilidade de todos nós.

• Por:

Última modificação em 07/03/2024